Questões importantes sobre o Ogame:
Bashing (ataques):
Quantas vezes por cada 24 horas posso atacar
um jogador?
Tens o direito a seis ataques num periodo de 24 horas sobre o mesmo planeta.
A
regra do bashing apenas se aplica a jogadores activos, os jogadores
inactivos não são influenciados
por esta regra. Portanto podem fazer
o numero de ataques que quiserem aos jogadores inactivos (que têm i/I).
Se um ataque cuja a frota do atacante é destruida, este ataque não conta para a regra do bashing.
Ataques de misseis interplanetários não contam também para a regra do bashing.
Durante
um ataque, qual é a quantidade de recursos que posso recuperar?
Podes
recuperar até 50%
dos recursos existêntes no planeta.
Por isso é conveniente atacar o planeta em vagas sucessivas, para roubar
o máximo possivel.
Após um ataque, porque é que não perco todas as minhas defesas?
Cada
defesa tem uma probabilidade de
reparação de 70%. A reparação é imediata (logo após de se dar o ataque).
O que é o Rapid Fire?
O
fogo rapido é a faculdade que tem
uma unidade, depois de um disparo,
de poder disparar a outras unidades, isto é, de poder disparar mais de
uma vez por cada
round.
Todas as unidades têm fogo rapido contra sondas de espionagem (80%). As sondas podem
ser usadas como escudo barato, e assim atrair os disparos para elas.
Simuladores
de Ataques:
Estes
programas servem para simular as batalhas antes delas ocorrerem
para saberes se o ataque é rentável
ou não, ou para prevenires a tua defesa num possivel ataque:
Drago
Sim <-- Online, precisas de estar ligado à internet.
SpeedSim <-- Offline, precisas
de fazer o download do programa. (Disponível em português)
Espionagem:
A
espionagem é uma das coisas mais importantes no OGame. Só espiando
podemos encontrar alvos,
que tenham os recursos suficientes
para que um ataque vailha a pena e que ao mesmo tempo tenham tão poucas
defesas que a sonda
possa superá-las sem problemas.
No entanto, o sistema de espionagem para os novatos é
um pouco complexo.
Se enviarmos uma sonda de espionagem para um planeta (com a missão de
espiar) recebemos um relatório de espionagem. Este relatório tem diferentes versões:
desde
um relatório completo até um relatório resumido ou curto.
O
que interessa é a diferença
entre os niveis de espionagem entre
ti e o teu inimigo. Quantos mais níveis acima do teu, tiver o teu
inimigo, mais sondas
terás de enviar, para completar a
diferença.
(nivel de espionagem do inimigo - o teu
nivel de espionagem.)²
por exemplo: (7 - 5)² = 2² = 4
Terás
de enviar 4 sondas para corrigir a
diferença dos 2 níveis a mais de esp. que o teu inimigo tem.
Depois
de teres igualado ou superiorizado o
nível de tecnologia de espionagem poderás receber os seguintes
relatórios:
1 Sonda tendo o mesmo nível de espionagem = Mostra recursos (embora estes sejam sempre mostrados)
2 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 1 sonda a mais das necessárias para igualar o nivel de esp.)
= Mostra recursos + frota
3 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 2 sondas a mais
das necessárias para igualar o nivel de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas
5
Sondas
tendo o mesmo nível de espionagem
(ou 5 sondas a mais das necessárias para igualar o nivel de esp.) =
Mostra recursos + frota
+ defesas + edificios
7
Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 7 sondas a mais das
necessárias para igualar o nivel de
esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edificios + pesquisas
Portanto, o que vemos no relatório de espionagem depende da nossa tecnologia de espionagem e a do inimigo.
Quanto maior for a diferença, mais detalhes vemos do inimigo.
Podemos
aumentar a probabilidade
de ver mais detalhes se enviarmos
mais sondas ao planeta inimigo. Neste caso o aumento da tecnologia
funciona ao quadrado,
isto é, por cada nível de diferença
temos de enviar cada vez mais sondas, embora haja a probabilidade que a
defesa do planeta
inimigo destrua todas as nossas
sondas. Para isso serve a percentagem de contra-espionagem. Quanto mais
elevada for, mais
perto estamos de perder as nossas
sondas (máx.: 100%).
Colónias:
Como já vimos cada jogador começa o jogo com um planeta de 163 campos, mas o jogo dá a possibilidade
de ter, além desse planeta principal, 8 colónias.
Para conseguires uma colónia deves construir
primeiro uma nave de colonização.
Requisitos para construí-la: Hangar nível 4 e Motor de
impulsão nível 3.
Em 'Tecnologias' encontramos os requisitos para a Construção, Pesquisa,
Naves, Sistemas de Defesa e Construções Lunares.
Depois
de ter os requisitos para a construção
de naves de colonização, teremos
esta nave à disposição de construção no 'Hangar': Metal: 10.000,
Cristal: 20.000, Deuterio:
10.000 e Energia: 0.
Quando já temos a nave de colonização disponível o seguinte passo
é procurar um lugar vazio para criar a colónia.
Para
procurar um lugar vazio devemos ir à
página 'Galáxia' (ter em conta que
tem um custo de 10 deuterio por cada sistema solar que olhamos).
Nesta
página aparece o sistema solar com
os planetas de 1 a 15. Alguns dos planetas já têm um "dono", isto é,
estão ocupados por
outro jogador. Os espaços não
preenchidos são lugares disponíveis para colonizar. No entanto o tamanho
dos planetas varia
consoante a posição onde se
encontram. O tamanho consiste em probabilidades, não é um regra simples.
Assim:
pos1: média: 64, 60% entre 48 and 80 campos
pos2: média : 68, 60% entre 53
and 83 campos
pos3: média : 73, 60% entre 54 and 82 campos
pos4:
média : 173, 60% entre 108 and 238 campos
pos5: média : 167, 60% entre 95 and 239 campos
pos6: média : 155, 60% entre 82 and 228 campos
pos7: média
: 144, 60% entre 116 and 173 campos
pos8: média : 150, 60% entre 123 and 177 campos
pos9: média : 159, 60% entre 129 and 188 campos
pos10: média : 101, 60% entre
79 and 122 campos
pos11: média : 98, 60% entre 81 and 116 campos
pos12:
média : 105, 60% entre 85 and 129 campos
pos13: média : 110, 60% entre 60 and 160 campos
pos14: média : 84, 60% entre 42 and 126 campos
pos15: média
: 101, 60% entre 54 and 149 campos
Deves
ter em conta que esta tabela se baseia em probabilidades,
ou seja se colonizas uma posição 4, 5
ou 6 tens 80% de probabilidade de colonizares um planeta de tamanho
entre 120 e 310
campos, mas também pode
perfeitamente sair um de tamanho de 60 campos. Colonizar é algo que leva
o seu tempo já que às vezes
há que destruir a colónia que nos
calhou, pelos seus escassos campos, mas vale a pena realizar um esforço
por conseguir colónias
grandes, já que ficam connosco por
muito tempo.
Quando já temos as
coordenadas para onde
queremos enviar a nossa nave de
colonização, vamos à opção 'Frota', na nossa nave colonizadora,
escrevemos 1 (para enviar
apenas 1 única nave de colonização) e
direccionamos-la às coordenadas que escolhemos.
A
colónia
é como se fosse um planeta novo onde
devemos começar a desenvolvê-lo de igual modo como o fizemos com nosso
planeta principal.
Galáxia:
Fui
à página 'Galáxia' e não tenho mais Deutério. O que se passou?
O
facto de consultares a galáxia,
custa-te 10 de deutério, a cada nova
página ou um regresso de trás, custa-te mais 10 de deutério.
O
que significa "Planeta Destruído" na posição de um planeta?
O planeta foi destruído e está
em fase de reformulação (demorará 24 a 48 horas).
O que significa Lua na posição de um
planeta?
Lua tal como diz significa a presença de uma Lua. Um ataque pode resultar na formação
de uma "Lua".
O que significa o Campo de Destroços na posição de um planeta?
Trata-se por conseguinte de um campo de destroços, que pode ser reciclado por qualquer um. Se puseres o rato
por cima da imagem, podes ver a sua constituição.
O que significa o "i" na posição de
um planeta?
O jogador está inactivo à sete dias ou mais. (Até 28 dias)
O que significa o "I" na posição de um planeta?
O jogador está inactivo à
28 dias. O planeta irá ser destruido e poderá ser colonizado novamente.
O nome do jogador
está a azul, porquê?
O jogador está em Modo de Férias.
O
nome do jogador é seguido de um "b", porquê?
A conta desse jogador foi bloqueada por um operador.
Proteçcão a jogadores fracos:
Até
aos 5000 pontos os jogadores estão protegidos por esta regra. Com menos
de 5000 pontos só é permitido
interagir de forma hostil
(atacar,espiar) com jogadores que têm em relação a ti uma diferença de
pontos até 5 vezes, quer
essa diferença seja superior ou
inferior.
Uma vez que o jogador ultrapassa a barreira dos
5000 pontos qualquer jogador com mais de 5000 pontos o pode atacar.
Tenho um tempo (minutos)
na coluna acção, o que isso significa?
É
o tempo desde o qual uma acção foi feita sobre este
planeta. Pode igualmente ser, o
tempo desde a última conexão do proprietário, o tempo desde a última
sondagem efectuada sobre
o planeta, ou o último transporte, o
último ataque... corresponde à última vez que houve um movimento sobre o
planeta.
Há uma estrela (asterisco: *) o que isso significa?
Significa
que o proprietário
da conta está online. Também pode
significar que o planeta acaba de ser sondado, há um ataque, ou um
movimento de frota. Geralmente
há um prazo de 30 minutos entre o
facto de ter uma estrela, e o momento em que a estrela se transforma em
contagem de tempo
(minutos) se não houver mais
movimentos.
Alianças:
Podemos
criar uma aliança ou unirmo-nos a uma das tantas já existentes.
Pertencer a uma aliança
tem várias vantagens tais como estar
protegido pelos colegas da aliança como pelos pactos de não agressão
realizados com outras
alianças, ter mais facilidades na
hora de negociar recursos, etc. Somado a tudo isto, está a possibilidade
de comunicar com
outras pessoas e ir aprendendo com a
sua ajuda.
O administrador da
aliança pode criar
rankings dentro da sua aliança e
atribuir diferentes funções a estes como por exemplo: ver as
solicitações, ver a lista de
membros, ver o estatuto
Online/Offline na lista de membros, escrever um mail colectivo, etc.
Na
página de Alianças/administrar a aliança podes editar os diferentes textos utilizados:
Texto
externo: Todos os jogadores podem vê-lo.
Texto interno: Só os membros da aliança podem vê-lo.
Texto de candidatura: Todos os jogadores podem vê-lo quando se candidatam à aliança.
Modos
de texto para a página da aliança:
Itálico:[ i]Texto[/i]
Negrito:[ b]Texto[/b]
Sublinhar:[s]Texto[/s]
Imagens:[img] endereço (url) da imagem [/img]
Cores:[fc]
nome da cor em inglês [/fc]
Nota: Certos Códigos BBcode não funcionam em certas Skin´s
Modo Férias:
Este
modo é uma boa opção se por algum
motivo não vamos poder controlar o jogo por um tempo alargado.
O
tempo minimo do Modo de Férias é de 48 horas e o máximo é de 1 mês.
Uma
vez activado a produção
de recursos é reduzida para o
mínimo. O planeta fica imune aos ataques e também não pode ser espiado
por outros jogadores.
Requisitos para activar o Modo de Férias:
1- Não podemos ter naves em movimento, em produção, edifícios
em construção/evolução nem pesquisas em processo.
2 - Uma vez
activado não poderemos desativá-lo até passadas 48 horas(2 dias).
Defendendo os nossos Planetas:
Isto
é uma ideia pessoal e só
deve tomar-se como tal, cada um deve
descobrir qual a táctica que mais lhe agrada ou convém.
Para
aquelas pessoas que não contam com a
possibilidade de estar a controlar o jogo por muitas horas ao dia é
fundamental criar
uma defesa resistente. Há que ter em
conta os fatores que podem levar um inimigo a atacar-te.
1 - Muitos recursos acumulados.
2 - Poucas
ou inexistentes defesas.
3 - A pior combinação que é muitos recursos
e pouca defesa.
4 -
Uma grande frota estacionada no planeta, que
depois de uma batalha deixe muitos
recursos em forma de detritos espaciais, para serem posteriormente
recolhidos pelo atacante.
As defesas têm uma probabilidade do 70% de ser reparadas.
No
caso de poucas unidades (menos de
10) esta possibilidade é calculada diretamente unidade por unidade.
No
caso de muitas unidades a
probabilidade é calculada por cada tipo de defesa. São sempre reparadas
70%+/-10% das unidades destruídas.
Mísseis:
Para
que servem os mísseis interplanetarios?
Os
mísseis interplanetários servem para destruir
as defesas adversárias. Os mísseis
de intercepção servem para te defenderes dos mísseis interplanetários
enviados pelos teus
inimigos.
Como posso obter mísseis?
Tens de construir o edifício «silo de mísseis» nível 2 para os mísseis de intercepção e nível 4 para os interplanetários.
Como envio um míssil?
No
painel da galáxia, na coluna acção
tens um ícone com um míssil. Clica no ícone ao lado do planeta que
queres atacar e seleciona
o numero de mísseis que queres
enviar.
Não tenho o ícone
de míssil, é um bug?
Não, é normal porque o alcance é limitado: alcance =
(Nível do teu reactor de impulsão*2) –1
Os mísseis interplanetários também
podem destruir frotas?
Não, unicamente os sistemas de defesas do planeta alvo podem
ser destruidos.
O envio de mísseis interplanetários é considerado como um ataque?
Não, porque não faz parte da frota e é incapaz de roubar recursos.
Tenho um Relatório de Combate após ter lançado mísseis interplanetários?
Não.
Só a vítima é que recebe um relatório.
Silos:
Os silos são ao mesmo tempo sistemas de ataque e sistemas de defesa.
Podem
conter mísseis, os quais podem destruir as defesas de planetas inimigos
(Mísseis interplanetários)
e conter mísseis que interceptam os mísseis interplanetários (mísseis de intercepção)
Para
poder usar estes mísseis tens de
construir o silo. O silo custa no nível 1, 20.000 Metal, 20.000 Cristal e
1.000 de Deuterio
e pode albergar por cada nível 5
mísseis interplanetários ou 10 mísseis de intercepção.
Os
mísseis são construídos dentro da página de "Defesas".
Sistema
de Batalha:
O
sistema de batalha no Ogame entra em acção cada vez que se
enfrentam unidades inimigas. Isto
pode suceder tanto num ataque como numa espionagem, quando as sondas são
detectadas.
Quando se produz um
confronto entre dois jogadores, as unidades tomam posições e depois
começam a disparar
umas às outras. Isto ocorre ao longo
de 6 rondas e aquele que ao final fique de pé é o vencedor. Se os dois
ficarem "vivos"
ao final, há um empate
e o atacante regressa a casa.
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